Aumento de vendas no varejo
-Tendência desde a covid-19
Desde março de 2020, houve muitas mudanças no comércio e até nos hábitos de consumo.
A digitalização acelerada trouxe para o e-commerce pessoas que nunca tinham comprado online e que, ao que tudo indica, continuarão utilizando canais digitais. Sobretudo, é justamente nesse momento turbulento que é preciso recorrer à tecnologia para encontrar caminhos mais eficientes para vender.
- Conheça a tendência Phygital
Sabemos que o comércio presencial e o online têm bastante influência um sobre o outro. Assim como as pessoas geralmente pesquisam na internet antes de comprar um produto na loja física, há quem prefira testar algo no ponto de venda para adquiri-lo pela internet.
Entretanto, o mercado já se encaminha para um novo conceito: o phygital. Essa tendência transcende a omnicanalidade, não apenas disponibilizando atendimento físico e online, mas buscando a integração entre os ambientes. É uma forma de tornar a jornada de compra mais fluida e, assim, melhorar a experiência do consumidor.
Só para ilustrar, segundo pesquisa da PwC, publicada em abril de 2021, o celular é o meio favorito dos brasileiros efetuarem suas compras pela internet. Somado a isso, 50% das vendas em lojas físicas são influenciadas pela internet.
Esses dados comprovam como o varejo está interligado, independentemente do local, e reforçam a necessidade de pensar o comércio com uma visão 360º.
- Futuro das vendas no varejo
Se antes os negócios se direcionavam completamente para físico ou virtual, hoje, há muito mais benefícios em unir o melhor dos dois mundos. Aproveitar os recursos digitais para personalizar ofertas, ter um relacionamento mais próximo com o cliente e trazer inovação para dentro dos estabelecimentos já é possível.
O poder da conectividade e a flexibilidade da Cloud, permitindo armazenamento e compartilhamento simples de dados, são atributos essenciais a essa transformação do comércio. Mas o futuro requer que os empreendimentos sigam além, trazendo o novo para engajar o público onde quer que ele esteja.
Experiências imersivas online ou nas lojas físicas, entregas via drones e gamificação: o futuro das vendas no varejo já está aqui e não há tempo a perder.
Atenta a essa movimentação, a Vivo Empresas atua de ponta a ponta na digitalização para auxiliar nas vendas no varejo, inclusive com soluções especialmente pensadas para esse setor. Afinal, os desafios do futuro já começam a aparecer, e a adaptação é imperativa para seguir em frente.
Por isso, fale com seu consultor e conheça nossos produtos!