Uma das principais inovações tecnológicas adotadas pela indústria é a Internet das Coisas. Ela pode ser usada em diferentes demandas em uma fábrica, como o transporte logístico. Nesse caso, a IoT é usada para monitorar o tráfego e gerenciar a frota com mais eficiência. Além disso, otimiza a coleta de mercadorias por meio de sensores que mostram o local onde estão os itens procurados.
Outra aplicação dessa tecnologia é no estoque onde, possibilita a administração dos gastos com energia na iluminação ou na climatização do ambiente com o uso de termostatos compatíveis com a IoT. Assim, é viável prevenir desperdícios com lâmpadas acesas e máquinas ligadas sem necessidade.
A Internet das Coisas também ajuda na reposição automática do estoque devido a sensores inseridos em estantes e prateleiras que indicam a localização dos produtos e a falta deles ou de insumos para fabricar mercadorias. Com o aviso sendo emitido, é acionado um equipamento para repor os itens ou chamada a equipe de compras para adquirir as matérias-primas que faltam.
Os sensores também são necessários para informar as mercadorias que saem pouco do estoque, o que colabora para constatar os itens mais vendidos e os menos procurados. Assim, a indústria tem mais condições de gerenciar o estoque de forma estratégica.
A indústria é um dos setores que mais se beneficia pela IoT, mas esta tecnologia pode ser usada em diversas áreas.
Que tal conversar com um de nossos consultores e descobrir se pode ser usada em sua empresa?