Soluções integradas: sua importância e como fidelizar clientes

A necessidade crescente de aumentar a produtividade e ganhar competitividade levou empresas a pensarem em adotar as chamadas soluções integradas. Afinal, o ecossistema corporativo é repleto de ferramentas, como aplicativos, serviços em nuvem, softwares de gestão e dispositivos móveis. E, para que tudo funcione bem, é necessário que todos eles se comuniquem e trabalhem em conjunto.

Os escritórios precisam de mais do que uma simples ferramenta que una os sistemas, precisam de uma solução de integração completa para dar suporte às necessidades corporativas. Dessa forma, conseguirá dar mais visibilidade aos produtos, ter maior controle sobre os processos, obter eficiência nas operações e agilidade organizacional.

Sendo assim, a palavra principal de uma solução integrada é: facilidade. As companhias que adotam esse tipo de ferramenta querem simplificar os processos de maneira geral.

Ou seja, precisam de um meio capaz de otimizar o trabalho dos funcionários, melhorar a comunicação com os clientes, incrementar a logística, o marketing e a própria produção. Em resumo, algo que as ajude a se diferenciar e aumentar seu potencial de sucesso.

O que são soluções integradas?

Soluções integradas é o nome dado ao processo de interligação a um sistema. De forma mais explicativa, é preciso pensar na evolução das tecnologias dentro das empresas. O processo de digitalização empresarial foi intensificado à medida que a Internet avançou em todos os setores da sociedade.

No Brasil, o investimento em TI nas empresas representa 8,7% da receita e continua crescendo, como apontou a Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, divulgada em maio de 2022 pela Escola de Administração de Empresas da FVG (FGV-EAESP).

De maneira prática, vamos imaginar como uma corporação funciona. Ela é dividida em vários departamentos: contabilidade, departamento de vendas, finanças, jurídico, comunicação, marketing e RH. Essa separação é essencial, pois ajuda a manter as diferentes funções de negócios organizadas.

Quando começou o processo de digitalização, alguns setores trataram de implementar ferramentas para facilitar o trabalho.

Por exemplo, apareceram os softwares de contabilidade para o Departamento Financeiro. Vamos imaginar que, depois disso, o RH decidiu instalar uma ferramenta para controle de férias e ponto dos funcionários. Alguns anos mais tarde, a empresa instalou solução para comunicação entre os funcionários.

Todos esses sistemas, embora pareçam independentes, podem estar relacionados de alguma forma, afinal, fazem parte da mesma empresa. Alguns dados do RH podem ser usados pelo marketing ou pela comunicação. O mesmo com a contabilidade ou a área de compliance.

Diferença entre soluções integradas e soluções pontuais

Esse processo de interligação de vários sistemas ou aplicativos é o que podemos chamar de uma solução integrada, pois irá permitir que a empresa conecte todos os seus dados, pessoas e processos em uma única solução. É importante, portanto, entender a diferença dela para uma solução pontual.

As soluções pontuais têm como finalidade resolver uma lacuna funcional específica de uma área. Elas são criadas com um objetivo único. A desvantagem é que são limitadas em termos de escalabilidade e flexibilidade.

Além disso, é preciso considerar que a empresa terá que lidar com diversas interfaces diferentes, pois muitas das soluções podem ser de desenvolvedores distintos. O custo também tende a ser mais alto.

Por isso, o mercado de soluções integradas não para de crescer. De acordo com um relatório publicado pela Allied Market Research, System Integration Market, o mercado global de integração de sistemas está projetado para atingir US$ $1,838 bilhões até 2031, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 18,1%.

Ainda segundo o estudo, publicado em setembro de 2022, a pandemia de Covid-19 foi um grande impulsionador desse mercado porque ofereceu oportunidades para digitalizar e expandir os negócios entre regiões, adotando tecnologias como nuvem, Inteligência Artificial (IA) e IoT.

7 benefícios das soluções integradas

Uma plataforma de solução integrada traz muitos benefícios a curto e a longo prazo. Por serem mais flexíveis e escaláveis na abordagem, apresentam inúmeras vantagens que, no futuro, irão se reverter em lucro. Vamos ver a seguir alguns desses benefícios.
- Mais produtividade
- Interface única
- Menos sistemas de software para manter
- Mais transparência
- Redução de custos
- Melhor integração de dados
- Mais colaboração

-Solução integrada e automação andam lado a lado
Por fim, em uma era em que os softwares e a conectividade se tornaram partes fundamentais das empresas, é essencial investir em ferramentas para que tudo funcione perfeitamente. A centralização das soluções, ou seja, as soluções integradas, com certeza, geram ganho de tempo, de recursos e mais eficiência.

As soluções integradas são parte fundamental do processo de automação das empresas. Por isso mesmo, espera-se que o tamanho do mercado global de automação inteligente de processos atinja US$ 37,63 bilhões até 2030, conforme o relatório Automation As A Service, de setembro de 2022.

As vantagens do processo de automação são inegáveis. Afinal, podem incrementar procedimentos de seleção de pessoas, contas a pagar, gerenciamento de contratos, delivery e outros. Seja como for, as inovações ajudam a aumentar a produtividade e a eficiência do negócio.

Para aproveitar todas as vantagens das tecnologias, é preciso contar com parceiros de qualidade capazes de oferecer um portfólio variado e integrado de soluções. A Gold Empresas oferece diversas opções de ferramentas tecnológicas para ajudar no sucesso de todo tipo de negócio.







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