Conseguir intensificar o envolvimento emocional das pessoas com a marca ou produto é um dos grandes desafios para as empresas. Para ajudar na tarefa, há um recurso que vem sendo bastante usado é a realidade aumentada (RA).
Essa tecnologia aprimora a experiência do cliente com o mundo real, adicionando elementos virtuais ao ambiente físico. Podem ser sons, imagens ou outros estímulos sensoriais capazes de ampliar o interesse e engajamento.
A RA é uma tendência crescente. Trata-se de uma ferramenta poderosa na publicidade, educação, saúde, aplicativos de celular, games, comércio eletrônico, projetos arquitetônicos e mais.
Mas o que é uma realidade aumentada (RA)?
Pode-se definir a RA como uma tecnologia capaz de adicionar elementos virtuais, sejam imagens, sons, gráficos ou vídeos, ao mundo. Assim, é possível enxergar uma nova realidade, que traz o real e o digital funcionando juntos.
Um dos exemplos mais citados para entender o tema é o jogo de celular Pokémon Go. O game, que virou febre em 2016, inseria personagens em um cenário verdadeiro, que podia ser a sala da casa do usuário, a cozinha, a rua ou um supermercado. Dessa forma, os jogadores poderiam encontrá-los e “capturá-los” usando o smartphone.
A RA já havia aparecido em livros de ficção científica, mas, em 1992, ganhou um novo significado. Foi naquele ano que o engenheiro Thomas Caudell, ex-pesquisador da Boeing, cunhou o termo para designar o que estava desenvolvendo. Ele projetou um sistema para simplificar a maneira como os funcionários liam as instruções para montagem de fiação dos aviões.
O primeiro passo foi dado e, a partir daí, não parou mais de evoluir. Com o barateamento dos sensores e a popularização dos celulares nos anos posteriores, essa tecnologia passou a ser usada nos mais diversos setores.
Como a RA pode ser utilizada?
- Educação
- Saúde
- Turismo
- Varejo
- Arquitetura
5G deve impulsionar crescimento entre empresas
A RA gera inúmeras possibilidades para empresas de diversos setores; por isso, quem precisa se diferenciar da concorrência, incrementar os processos internos e consolidar a marca deve prestar atenção em tudo que essa tecnologia pode oferecer. E as previsões futuras indicam otimismo para o setor.
Segundo projeção da Fortune Business Insights, de junho de 2022, o mercado global deve atingir US$ 97,76 bilhões em 2028, o que representa um crescimento de 48%. Um dos motivos apontados é a disseminação do 5G entre as empresas.
Por outro lado, é preciso ter cautela ao adotar esse tipo de solução. Afinal, será necessário muito planejamento e pesquisa para garantir o retorno do investimento.
Diante dessa necessidade, a Gold está pronta para ajudar, oferecendo um portfólio completo em soluções tecnológicas. São opções baseadas em Cloud Computing, Internet das Coisas (IoT), conectividade e digitalização.
Fale com um consultor!