GPS Agrícola

Na agricultura de precisão, o GPS agrícola é um recurso muito importante. O sistema de geolocalização proporciona monitoramento detalhado sobre a área cultivável e viabiliza a otimização de diferentes atividades, do plantio à colheita.

Além disso, esse processo de posicionamento global ainda auxilia a automação de drones e máquinas, que, com a tecnologia, podem operar sem a intervenção humana.

Questões como monitoramento do rebanho e estabelecimento das fronteiras das propriedades também são facilitadas pela ferramenta.

O GPS atua em conjunto com o sensoriamento remoto e os softwares de geoprocessamento. Tais recursos compõem o Sistema de Informações Geográficas (SIG).

Aliados às ferramentas digitais, como internet das coisas e computação em nuvem, essas tecnologias promovem a chamada agricultura de precisão, ou 4.0.

Nesse processo, a inovação chega ao campo, facilita o trabalho do produtor rural e aumenta a produtividade das fazendas. Isso também se traduz em economia de recursos naturais e colabora para a sustentabilidade da atividade.

Utilização do GPS na fazenda

No agronegócio, o GPS também trouxe impactos significativos, viabilizando o aprimoramento de processos e possibilitando que a agricultura de precisão seja implementada.

Esses aparelhos são capazes de medir com exatidão as coordenadas geográficas das plantações, animais, maquinários e outros, em tempo real.

Por meio da conectividade, os dados coletados ainda podem ser armazenados e processados com a ajuda da computação em nuvem e de softwares de Big Data analytics.

O sistema ainda pode estar conectado às máquinas agrícolas e drones, possibilitando, em conjunto com recursos de IoT, o funcionamento desses equipamentos de forma autônoma.

Dessa forma, atividades como colheita, pulverização e adubação podem ser realizadas automaticamente, com as tomadas de decisões sendo amparadas em dados.

Essas tecnologias aplicadas ao campo viabilizam verdadeiras fazendas inteligentes, ou seja: lavouras que, por meio da digitalização e automação, economizam recursos, reduzem o trabalho humano e aumentam a produtividade.

Benefícios do GPS agrícola
Utilizar o GPS na agricultura traz inúmeras vantagens. Com o sistema, o produtor rural tem um conhecimento muito maior sobre as áreas de cultivo da fazenda, o que gera diversos benefícios.

Confira os principais ganhos das propriedades rurais que investem na tecnologia:
- Mapeamento da fazenda
- Economia de recursos
- Automação : segurança e aumento da produtividade

Por que investir na agricultura digital

Como ocorre em toda evolução tecnológica, a adoção de novos recursos por parte dos gestores traz vantagens competitivas. A busca pela inovação se reflete nos dados mundiais sobre a agricultura de precisão, cujo mercado deve crescer, até 2030, a uma taxa de 12,8% ao ano.

Essa estimativa foi apontada no último relatório da consultoria Grand View Research, que em 2021 avaliou em 6,96 bilhões de dólares esse mercado. O GPS é um dos protagonistas desse processo, em conjunto com drones, dispositivos de IoT e outras soluções.

A racionalização no uso de insumos (combustível, águas, fertilizantes etc.) e os ganhos de produção são verificáveis com essas tecnologias. Segundo estudo da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul) de 2021, a agricultura de precisão aumenta a produtividade em até 29% e reduz em média 23% os gastos com insumos.

Algumas regiões brasileiras ainda enfrentam dificuldades com a infraestrutura necessária para a otimização das propriedades rurais. Entretanto, uma inovação que contribuirá muito para a aceleração desse processo é a conexão 5G, que será gradualmente implantada no país a partir deste ano.

O recurso ampliará o alcance do sinal de internet e trará muito mais velocidade e estabilidade às conexões, viabilizando o uso em grande escala das tecnologias digitais.







Entre em contato conosco

Contato

Gold Empresas - Parceiro Vivo Empresas
LTL TELEFONIA E COMUNICAÇÕES LTDA

x

Podemos te ajudar?

Qualquer dúvida estamos à disposição