Foco no cliente

A experiência do consumidor é um fator fundamental para o sucesso das companhias do varejo. Manter o foco no cliente é um diferencial que agrega valor ao empreendimento e gera muito retorno às ações de gestão da marca.

Tal questão tem um papel importante. Com o retorno do acesso às lojas físicas, os negócios presenciais reassumem a relevância. Porém, precisam se adaptar ao público que incorporou as compras online no seu hábito de consumo.

Nesse processo, as tecnologias digitais têm um papel importantíssimo, pois o estabelecimento se automatiza no meio físico e virtual. Isso dá muito mais autonomia e praticidade nas vendas. A digitalização do varejo ainda otimiza a gestão e oferece dados para o empresário conhecer melhor seu cliente.

Como melhorar a experiência do consumidor?

O ato de realizar uma compra começa antes da aquisição do produto e continua além do uso da mercadoria. Como mencionado, essa trajetória envolve segurança, praticidade, confiança e mais uma série de características, levadas em conta na hora de optar por uma empresa.
- Investir em omnichanel
- Prezar pelo design dos ambientes físico e virtuais
- Oferecer atendimento personalizado e programa de fidelidade
- Elaborar estratégias de branding
- Aplicar pesquisas de satisfação
- Buscar tecnologias para automatização e digitalização dos negócios

Mas quais seriam as tecnologias de automação?

Mas quais seriam as tecnologias de automação?
A jornada do consumidor até conhecer uma empresa, adquirir um produto ou serviço e recomendar a experiência a outros clientes passa por uma série de etapas. Nesse processo, as ferramentas 4.0 auxiliam as companhias de inúmeras formas:

Conectividade e cloud computing
O primeiro passo na digitalização é o investimento em conectividade, necessário tanto para adoção de procedimentos simples, como Wi-Fi social, quanto complexos, como a implantação de ferramentas sofisticadas de internet das coisas.

Nas lojas virtuais, o investimento em conectividade, aliado à cibersegurança, também é fundamental. Afinal, a qualidade das vendas online depende de um e-commerce estável, responsivo, com proteção a ataques cibernéticos e que processe os dados dos usuários com segurança.

Para otimizar a gestão desses negócios, as ferramentas de cloud computing também são essenciais. Operando na nuvem, é possível economizar gastos com softwares e hardwares, utilizando recursos de TI conforme necessidade, além de ampliar a escala de maneira muito mais prática.

Big Data
Saber lidar com a enorme quantidade de dados disponíveis no mundo virtual é um fator vital no varejo. Com a análise de big data, o gestor tem acesso a informações valiosas sobre preferências e hábitos do freguês, que podem ser filtradas por renda, faixa etária, localização geográfica e demais características de interesse.

Com esse recurso, as campanhas de marketing podem ser elaboradas, direcionadas e mensuradas com eficiência, diminuindo o custo de aquisição de novos clientes. Esse processo também otimiza a fidelização, contribuindo para o atendimento personalizado.
Inteligência Artificial
A automação do varejo é um processo viável graças a softwares de inteligência artificial (AI). Chatbots e assistentes virtuais são os exemplos mais conhecidos da aplicação nesse mercado. Softwares com essa capacidade também são úteis para gestão do estoque e estabelecimento de preços dinâmicos, entre outras tarefas.

Na automação do atendimento ao consumidor, um cuidado importante é não excluir o suporte humano por completo, principalmente quando se trata de resolução de problemas. As AIs são ótimas aliadas, mas empresas que contam com profissionais reais de prontidão quando o cliente julgar necessário levam vantagem.

IoT
Dispositivos que conectam máquinas e equipamentos são recursos que trazem enormes ganhos aos estabelecimentos físicos. Com a internet das coisas (IoT), a loja é capaz de se digitalizar por completo, oferecendo, por exemplo, tokens de autoatendimento, notificações personalizadas e soluções de pagamento sem contato.

Na gestão, a IoT também colabora na manutenção de máquinas e frotas, utilizando sensores que mensuram seu desempenho. Além disso, também há a possibilidade de o gestor mapear as zonas quentes e frias do espaço, auxiliando na otimização do ambiente.

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