Toda empresa, independentemente do seu nicho de atuação, quer ser bem-sucedida. Mas, para alcançar o sucesso desejado, é importante que ela se destaque em meio a tantas opções do mercado e seja reconhecida pelos clientes como uma referência dentro do seu segmento. E isso só é possível quando o empreendimento decide investir em um diferencial competitivo.
Uma das formas de aplicar este conceito do marketing no dia a dia do negócio é através do uso do conhecimento e da tecnologia como aliadas. Assim, ao entender sobre as reais necessidades da empresa, qual o perfil dos seus clientes e quais soluções tecnológicas que cabem no seu contexto, é inevitável não se destacar diante da concorrência.
O resultado, para além da evidência em um cenário competitivo, é uma empresa que gera mais valor para o seu público, garante uma reputação no mercado, consolida a sua marca e, consequentemente, aumenta os lucros do negócio.
Principais características do diferencial competitivo
Para falar sobre as principais características do diferencial competitivo, é importante mencionar uma das maiores autoridades em estratégias de competitividade, o professor da Harvard Business School em Administração e Economia Michael Eugene Porter.
Segundo ele, para ser considerado um diferencial competitivo, a ideia, serviço ou produto de uma determinada empresa deve apresentar os seguintes atributos:
- Difícil de ser copiado
- Ser algo original
- Ser durável a longo prazo
- Destacar-se diante da concorrência
Como criar um diferencial competitivo para sua empresa?
Desenvolver um diferencial competitivo, que seja capaz de agregar valor aos clientes e, ao mesmo tempo, resultar em crescimento para empresa, não é uma tarefa fácil. Exige esforço, conhecimento e muita vontade de fazer a diferença. Por isso, trouxemos aqui alguns pontos essenciais na hora de desenvolver um diferencial competitivo.
- Conheça seus clientes
- Invista em um atendimento de qualidade
- Garanta agilidade na entrega dos produtos ou serviços
- Invista em soluções tecnológicas
Ferramentas tecnológicas que podem ser usadas para ter um diferencial competitivo
Como visto, as soluções tecnológicas são fundamentais para criar um diferencial competitivo dentro da empresa. Por isso, trouxemos aqui algumas ferramentas que irão contribuir para que o seu negócio se destaque no mercado.
Internet de ponta
Garantir uma conectividade de qualidade na empresa é imprescindível, já que, sem uma boa internet, o sistema não funciona. E se o sistema não funciona, o trabalho não avança, gerando problemas internos e externos para o negócio.
Com Vivo Fibra, é possível ter acesso à banda larga de máxima velocidade, estabilidade, e segurança.
Inteligência Artificial
A inteligência artificial pode ser utilizada como peça-chave nos mais diversos setores de uma companhia. Os benefícios são muitos:
Otimização do tempo.
Redução de custos.
Personalização dos atendimentos.
Previsão de resultados.
Coleta de dados e maior previsibilidade na tomada de decisões.
Um exemplo disso é o software de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP). Com a utilização da tecnologia de Inteligência Artificial e Machine Learning, esse programa consegue gerenciar os processos de diversos setores — como recursos humanos, produção, finanças, serviços, entre outros —, proporcionando maior agilidade e integração na hora de administrar a empresa.
Big Data
De maneira resumida, o Big Data pode ser compreendido como uma tecnologia capaz de analisar grandes quantidades de dados e, dessa forma, gerar insights importantes para o negócio. No contexto atual, em que o tráfego de dados aumenta a cada dia, utilizar essa solução tecnológica contribui significativamente para a tomada de decisões, além de promover maior automação dos processos.
Não à toa, a sua importância tem se refletido no crescimento do número de companhias que passaram a utilizar a tecnologia como estratégia para modernizar os negócios.
Por fim, em todos os setores, criar um diferencial competitivo é relevante para fazer com que a sua empresa se destaque e seja considerada entre os consumidores. A tecnologia, aliada à estratégia, pode potencializar os seus resultados. E para auxiliá-lo nessa empreitada, a Gold, como parceira dos negócios, tem um portfólio completo para as suas necessidades.