Como essas tecnologias podem ajudam na minha empresa?
Antes de falarmos de fato como elas podem ajudar, vamos começar com conceitos básicos. A ciência de dados é um campo de estudos que aplica técnicas avançadas de análise. O objetivo é reunir elementos-chave para tomada de decisões e planejamento estratégico. Para entender melhor, pode-se considerar que existam diversas informações geradas pela atividade da empresa que, isoladas, não conseguem dizer muita coisa. Esse panorama exige tecnologia e capital humano para conseguir coletar, organizar, analisar e dar um sentido a tudo.
Já a Inteligência Artificial (AI) é um agente autônomo que executa ou recomenda ações. Alguns dos exemplos comuns estão nos algoritmos de redes sociais, de jogos ou de mecanismos de busca. Também podemos citar a otimização de rotas do Google Maps. A partir de uma base de conteúdo e estímulo do usuário, o caminho é traçado sem interferência humana.
Vale fazer um exercício de imaginação para compreender como as duas tecnologias são distintas, mas se sobrepõem. Um gestor pode analisar os relatórios de vendas do seu e-commerce e descobrir que, antes de previsões de tempestades, os clientes compram mais determinados produtos (botas, guarda chuvas ou alimentos específicos).
E como aplicar na prática?
A seguir, citam-se alguns exemplos práticos de como as organizações utilizam essas tecnologias separadas ou combinadas, seja visando à melhoria de processos ou o lançamento de novas funcionalidades.
- Detecção de anomalias
- Análise comportamental
- Criação de chatbots
- Carros autônomos trabalham com IA e ciência dos dados
Além disso, podemos citar alguns benefícios que a união destas tecnologias pode trazer:
- Economia de tempo: A adesão deve automatizar muitos processos na companhia. Portanto, muita coisa que era realizada de forma manual poderá ser feita de maneira bem mais rápida e sem erros humanos.
- Redução de custos: Tudo o que promete mecanizar, reduzir erros e incrementar a performance, fatalmente, também reduzirá gastos. Por exemplo, a implementação de chatbots é capaz de melhorar a satisfação do cliente e aumentar a taxa de resposta, sem precisar de uma equipe à disposição. Afinal, é um serviço demandado 24 horas por dia, 7 dias por semana, que trabalha por conta própria.
- Operações mais eficientes: Do ponto de vista operacional, as iniciativas de ciência de dados podem melhorar a gestão de cadeias de suprimentos, estoques de produtos e distribuição.
Que tal começar a implementar em sua empresa?