Computadores empresariais: alugar ou comprar?

Computadores empresariais: alugar ou comprar?

Já ficou na dúvida entre alugar ou comprar computadores empresariais, mas ainda avalia a segunda opção com alguma ressalva?

Esse ainda é o sentimento de alguns gestores de pequenas e médias empresas, mas só enquanto não chegarem até o fim da leitura deste post. Em 2022, o mercado assistiu à queda abrupta da venda de computadores com declínio de 16%, o maior desde 2011, segundo dados divulgados pelas consultorias Canalys e Gartner.

Na contramão desse número, quem vem ganhando destaque é o setor de outsourcing de infraestrutura de TI, com alta de 62% nos aluguéis de notebooks e PCs nos últimos cinco anos – só em 2023, o backlog de contratos fechados foi de R$ 1 bilhão, ou 900 clientes corporativos e mais de 200 mil itens alocados.

A tendência deve permanecer em 2024, por isso, para que você entenda suas vantagens, este conteúdo vai mostrar também:

- O dilema entre alugar ou comprar suas máquinas
- Como funciona a locação de equipamentos
- Motivos para alugar computadores empresariais
- Vantagens e desvantagens da compra
- Como escolher um bom fornecedor

Computadores empresariais: o dilema entre aluguel e compra

Momentos de incertezas econômicas quase sempre obrigam PMEs a cortar alguns investimentos, não é verdade? O pior deles é quando o corte é de pessoal: ruim para o país, que perde postos de trabalho; ruim para as pessoas, que perdem poder de compra; e oneroso para o empresário, que além de perder funcionários, ainda amarga vendo suas instalações com equipamentos de informática em desuso.

Todo esse cenário de imprevisibilidade levanta o dilema: afinal, é melhor alugar ou comprar computadores empresariais?

A decisão requer atenção em alguns pontos. A compra depende do orçamento disponível da companhia que, a depender da demanda, precisará disponibilizar, de uma vez só, uma grande soma de dinheiro.
Os equipamentos pertencerão à empresa e ela poderá, lá na frente, vendê-los ao se tornarem obsoletos, recuperando ao menos parte do investimento.

Mas a jornada de uso dessas máquinas terá gastos de manutenção. Ok, o maquinário é da empresa, então ele poderá passar pelas correções necessárias imediatamente, sem ter que pedir permissão de terceiros para fazer alterações no seu sistema. A compra será mais rápida, você vai escolher os equipamentos e pagar. Não vai precisar passar pelo processo de análise e assinatura de contratos. Mas, no todo, é necessário fazer um balanço geral: a sua empresa pode, agora, investir em novos equipamentos ou tem outras prioridades?

Se seu momento não é dos melhores, entenda…

O que é o aluguel de computadores empresariais

A locação de computadores empresariais é o tipo de aluguel que propõe a entrega de máquinas inteiras configuradas de acordo com as particularidades da sua operação, para que as companhias usem dentro de um prazo estipulado em contrato.

Você pode instalar os programas necessários para as atividades que sua empresa exige e escolher as aplicações que desejar para cada dispositivo.
Uma configuração típica de aluguel de computador geralmente traz:

- A unidade de sistema (ou a torre do computador);
- Um monitor (LCD, LED etc.), um teclado e um mouse.

Algumas podem incluir webcams, fones de ouvido e até impressoras – a depender do contrato com o seu fornecedor.

Motivos para alugar computadores empresariais:

Antes de decidir entre alugar ou comprar, PMEs devem considerar, além de sua saúde financeira, quais suas necessidades específicas e planos de expansão.

A locação requer o entendimento total dos termos do contrato antes da adesão, mas se você fizer uma boa escolha, contará com:

Custo inicial reduzido: o aluguel permite que as empresas evitem um gasto inicial alto, o que é especialmente benéfico para startups, pequenas e médias empresas com orçamentos limitados.

Flexibilidade financeira: a locação geralmente envolve pagamentos mensais ou trimestrais, o que facilita o planejamento financeiro a curto e longo prazo – o gestor pode trabalhar com previsibilidade, eliminando custos de manutenção imprevisíveis e a atualização de computadores comprados.

Atualização tecnológica: tecnologias estão sempre em constante evolução, cenário em que o aluguel permite às companhias atualizar seus equipamentos com mais facilidade para as versões mais recentes sem o ônus de se livrar de equipamentos antigos.

Suporte técnico e manutenção inclusos: a maioria dos contratos inclui serviços de suporte técnico emanutenção. Isso significa que se houver algum problema com o hardware ou software, a empresa de aluguel será responsável por solucioná-lo.


Escala flexível: à medida que a empresa cresce ou precisa de menos computadores, é mais fácil e econômico adicionar ou remover unidades quando se aluga. Com a compra, as companhias ficam reféns da quantidade de computadores que adquirem.

Maior acessibilidade à tecnologia de ponta: a locação pode proporcionar acesso a hardwares e softwares mais avançados, evitando a operação com tecnologia que rapidamente ficará obsoleta.

Gestão simplificada de ativos: alugar pode simplificar o rastreamento e a gestão dos ativos de TI. As empresas não precisam se preocupar com a manutenção de um inventário de equipamentos.

Benefícios fiscais: em algumas jurisdições, o aluguel de equipamentos pode ser dedutível como despesa operacional, proporcionando benefícios fiscais.

Liberação de capital para outras necessidades: ao evitar o alto custo inicial de compra, as empresas podem liberar capital para investir em outras áreas do negócio, como marketing, expansão, treinamento de funcionários, entre outras.

----

Agora que ficou claro quais são os benefícios da locação de computadores empresariais, você, gestor, pode contar com quem é especialista nesse mercado!

A Vivo Empresas traz opções sob medida no aluguel de notebooks, desktops e tablets, com ampla gama de marcas disponíveis a valores acessíveis, manutenção ilimitada, seguro, antivírus e acesso a parques tecnológicos atualizados com aquele diferencial: sem surpresas na fatura mensal.

Quer conversar mais sobre? Clique no ícone do WhatsApp que nós podemos lhe ajudar.







Entre em contato conosco

Contato

Gold Empresas - Parceiro Vivo Empresas
LTL TELEFONIA E COMUNICAÇÕES LTDA

x

Podemos te ajudar?

Qualquer dúvida estamos à disposição