Seu WIFI está seguro? Confira agora como ter uma rede segura e bem estruturada!

É fundamental garantir segurança e contar com um bom planejamento para a sua rede Wi-Fi. Veja como fazer isso.

Um estudo do IDC, publicado em junho de 2020, mostrou que a estratégia de conectividade tem alta prioridade para 39% das empresas da América Latina. Isso é explicado pelo fato de que mais da metade da população mundial faz uso da internet, segundo o relatório do Digital 2019 Q4 Global Digital Statshot, desenvolvido pela We Are Social e Hootsuite e divulgado em outubro de 2019. Com mais de 4,4 bilhões de pessoas conectadas ao redor do mundo, torna-se inevitável que as companhias, sejam elas de quaisquer tamanhos ou segmentos, estejam online também.

Nesse sentido, o uso da solução Wi-Fi é impulsionado e garante a mobilidade perfeita nas organizações, permitindo tanto o acesso à rede de funcionários e colaboradores quanto de visitantes e clientes. São múltiplos dispositivos conectados, aproveitando a flexibilidade e a liberdade da rede sem fio.

Uma pesquisa realizada pela Opensignal no primeiro trimestre de 2020 mostra que o Brasil está entre os cinco países que mais usam o wireless, atrás apenas de Canadá, Espanha, Argentina e Alemanha.

Entretanto, para trabalhar com um serviço de qualidade, é preciso contar com uma rede robusta e segura.

Se o Wi-Fi não for estruturado de acordo com a demanda do negócio, os resultados serão lentidão, instabilidade, queda de conexões, latência (sinal mais forte em um ponto da empresa e mais fraco em outro) e vulnerabilidade a ataques e roubo de dados.

Neste artigo, você vai ver:

• As vantagens de ter uma rede sem fio corporativa.
• A importância de oferecer segurança e bom desempenho.
• Solução perfeita: Vivo Wi-Fi Seguro.

Benefícios do uso do Wi-Fi nos negócios

• Mobilidade: funcionários e colaboradores podem trabalhar de qualquer ponto da companhia, levar aparelhos conectados a salas de reunião e exposições, por exemplo;

• Custo-benefício;

• Alta velocidade;

• Controle da rede e visibilidade dos acessos;

• Valorização da marca: clientes e visitantes ficam mais satisfeitos quando podem ter acesso à rede sem fio;

• Escalabilidade: é possível ampliar as possibilidades da rede de acordo com o crescimento e demanda do negócio.

Proteção e bom desempenho

É necessário estar atento para as vulnerabilidades de segurança da informação que podem surgir por uma rede sem fio. Em se tratando de empresas, o cuidado deve ser redobrado, uma vez que ataques cibernéticos podem pôr em xeque a credibilidade da marca e até mesmo levá-la à falência.

A proteção pode ser conquistada com soluções específicas que garantam barreiras a ataques digitais, impedimento de tentativas de acesso a sites suspeitos ou de conteúdo impróprio, rastreamento de requisições vindas de locais inseguros e bloqueio de dispositivos não autorizados.

Com um Wi-Fi seguro, é absolutamente possível reduzir as ameaças e oferecer proteção aos usuários.

A equipe de TI responsável pela implementação da rede sem fio deve estudar o negócio, levando em conta aspectos como quantidade prevista de funcionários conectados, tipo de conteúdo e volume de dados usados, taxa de transmissão e estrutura de tecnologia da empresa. Só assim é possível definir as melhores soluções para a rede.

Solução de ponta: Wi-Fi Seguro

A Vivo Empresas tem um produto exclusivamente voltado para os negócios que precisam de rede wireless privada ou pública com alta proteção e eficiência: o Vivo Wi-Fi Seguro. Veja os benefícios:

• Camadas de segurança capazes de controlar e identificar ameaças cibernéticas, Firewall integrado (controle total de endereços IP, portas e protocolos de comunicação), suporte de time especializado em segurança da informação e estrutura de SOC Global, certificado ISO 27001;

• Bloqueio de acesso a conteúdo adulto;

• Recursos de gerenciamento de tráfego e controle de usuários por um Portal Web em tempo real;

• Visibilidade de rede de tráfego;

• Possibilidade de criação de duas redes separadas para controlar a navegação de colaboradores e clientes;

• Analytics: informações do comportamento do cliente, a exemplo de mapa de calor e taxa de captura de dados, número total de visitas, média de visitas e taxas de retorno. Ou seja, a rede gera insights para o negócio;

• Gerenciamento em nuvem.

São três opções de pacotes pré-configurados de acordo com o volume de tráfego e quantidade de usuários simultâneos. É possível ainda customizar o pacote de acordo com as demandas individuais.

Conclusão

A instalação de uma rede corporativa é imprescindível para negócios de todos os tamanhos e segmentos. Mas é preciso planejamento e foco em proteção para garantir boa performance e minimizar quaisquer riscos.

A solução Vivo Wi-fi Seguro é uma excelente aliada, protegendo a rede sem fio, identificando e bloqueando ameaças externas. E o produto pode atende as necessidades de diversos tipos de negócio.

Matéria originalmente publicada Por Daniella Grinbergas para o Blog Vivo Meu Negócio







Entre em contato conosco

Contato

Gold Empresas - Parceiro Vivo Empresas
LTL TELEFONIA E COMUNICAÇÕES LTDA

x

Podemos te ajudar?

Qualquer dúvida estamos à disposição