Vivo eleva investimento e registra lucro líquido de R$ 5 bilhões em 2019

A Telefônica Brasil (Vivo) divulga, nesta quarta-feira (19), o balanço financeiro e operacional de 2019. No ano, a empresa aumentou seus investimentos, que se aproximaram dos R$ 9 bilhões, um aumento de 7,9% quando comparado ao ano anterior, representando 20% da receita operacional. Aporte essencialmente direcionado à expansão das melhores tecnologias de conexão móvel e fixa.

A Vivo realizou em 2019 a maior expansão da história de sua rede de fibra, levando a tecnologia para 43 novas cidades, encerrando o ano em 164 municípios, com 11 milhões de domicílios cobertos. No móvel, a empresa fechou o ano em mais de 3,2 mil cidades com a rede 4G, cobrindo 89% da população, e 1,2 mil municípios com o 4.5G disponível para 66% dos brasileiros.

“A demanda da sociedade é por conectividade de qualidade. E, como líderes de mercado, elevamos nossos investimentos ao maior patamar da história da Vivo, para oferecer aos nossos 100 milhões de acessos uma infraestrutura diferenciada, com mais cobertura 4,5G e fibra”, afirma o presidente da Vivo, Christian Gebara. “Manteremos os investimentos em alta, e ao final de 2020, completaremos o plano trienal anunciado há dois anos, com um montante de R$ 26,5 bilhões investidos”, explica.

No quarto trimestre, a receita operacional líquida cresceu 2,6% – quando comparado ao igual período anterior – um dos maiores crescimentos dos últimos quatro anos, por sólido desempenho das receitas de pós-pago, aparelhos e fibra. No ano, a receita operacional líquida cresceu 1,9%.

Os custos operacionais recorrentes, excluindo gastos com depreciação e amortização, subiram 1% no último trimestre, motivados, principalmente, pelos maiores custos com vendas de aparelhos, em um período em que a inflação foi de 4,3% (IPCA - 12M). No ano, os custos operacionais recorrentes cresceram apenas 1,2% devido às eficiências geradas por nosso constante processo de digitalização da companhia. Neste sentido, a proporção de clientes que recebem faturas online chegou a 73% e através do incentivo ao uso do Meu Vivo, a empresa reduziu em 25% as chamadas recebidas no call center.

Com isso, o EBITDA recorrente – lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização – cresceu 5,4% no trimestre, totalizando R$ 4,3 bilhões, com margem de 38,2% - a maior da história da empresa –, refletindo sua estratégia em focar em negócios de maior valor com planos pós-pagos e expansão da rede de fibra, além dos esforços de simplificação, digitalização e forte disciplina financeira. No ano, o EBITDA recorrente chegou a R$16 bilhões, alta de 3,1% em relação a 2018, com margem de 36,2%.

O lucro líquido do trimestre chegou a R$ 1,3 bilhão, contribuindo para o acumulado de 2019 de R$ 5 bilhões. O resultado é menor em relação a 2018 pois, naquele ano, o lucro foi positivamente impactado por efeitos não recorrentes referentes ao trânsito em julgado, no Superior Tribunal de Justiça, de dois processos judiciais que reconheceram o direito da exclusão do ICMS da base de cálculo das contribuições ao PIS e COFINS. Quando excluídos os efeitos não recorrentes, o lucro líquido de 2019 atingiu R$5,4 bilhões com crescimento anual de 2,5%.


Matéria originalmente publicada em Telefónica:
http://www.telefonica.com.br/servlet/Satellite?c=Noticia&cid=1386097524957&pagename=InstitucionalVivo%2FNoticia%2FLayoutNoticia







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