eSIM: como funciona e quais as vantagens

Atualmente, o celular é uma das principais ferramentas de trabalho. Não à toa, o aparelho vem ganhando cada vez mais funções e recursos que dão praticidade e acrescentam produtividade à rotina. Um exemplo é a tecnologia eSIM, uma evolução do chip físico.

Trata-se de um componente embutido diretamente na placa do telefone, dispensando a necessidade de se inserir qualquer peça no aparelho. Entre os benefícios da tecnologia, vale destacar a praticidade ao ativar ou transferir as linhas, a segurança e a própria conservação do chip.

É por isso que a tecnologia vem sendo utilizada com frequência no universo corporativo, sobretudo por quem precisa manter mais de um telefone, o pessoal e o de trabalho.

O que é a tecnologia eSIM?

O eSIM é a versão virtual do SIM Card, aquele chip que é colocado no celular para dar acesso à rede da operadora. Em outras palavras, é possível dizer que se trata de um chip eletrônico, que é “soldado” diretamente nos dispositivos móveis. Portanto, não há peças físicas, o que impossibilita a sua remoção ou a troca por terceiros.

É programável remotamente por software e integrado a smartphones mais novos, o que significa que o usuário não precisa comprar um novo cartão SIM se quiser trocar de telefone ou de operadora.

Além disso, uma das principais características da tecnologia é a possibilidade de contar com múltiplas linhas em um mesmo telefone. Cada pessoa consegue ter, por exemplo, um número pessoal e uma linha corporativa, o que torna o dia a dia de trabalho mais prático.

Isso só é possível porque os smartphones que suportam a tecnologia eSIM têm, pelo menos, suporte para mais um SIM card físico.

E se esse dispositivo for dual-SIM (apto a receber dois chips físicos), além de ser equipado com a tecnologia eSIM, ele poderá oferecer, no total, suporte para até três linhas diferentes.

E a segurança é uma das principais vantagens dessa tecnologia
Há diversos benefícios atrelados ao chip eletrônico. Um deles é o fato de não quebrar ou se desgastar, como pode acontecer nas versões físicas. Mas a maior vantagem, no entanto, é a segurança.

Caso o aparelho seja roubado, o eSIM não poderá ser removido, impedindo o criminoso de revender ou utilizar o telefone. Além disso, como não pode ser retirado, não há interrupção da conexão de dados. Isso facilitaria a localização em caso de perda ou mesmo de furto.

Da mesma forma, como não há como transferir o chip eletrônico de celular, outro risco mitigado é a possibilidade de tentarem se passar pelo proprietário do celular utilizando a linha telefônica.

Outra vantagem é que, ao receber o celular, por exemplo, é possível desbloqueá-lo e começar a usar rapidamente. Em alguns casos, esse procedimento é feito de maneira totalmente remota, com mais segurança, comodidade e menor burocracia.

Além disso, ao utilizar um eSIM, a portabilidade também acontece de um modo mais simplificado, uma vez que não será preciso trocar de chip para seguir com uma nova operadora.

Por fim, outra vantagem é que, ao usar o chip virtual, a indústria reduz a utilização de plástico na produção dos componentes e diminui a emissão de carbono advinda dos deslocamentos para entrega do chip físico.

As principais vantagens são:

- segurança;
- comodidade;
- menos burocracia;
- sustentabilidade.

Como aderir ao eSIM?
Antes de tudo, para ter o eSIM, o celular deve dispor de um chip eletrônico. No Brasil, já existem vários modelos vendidos com ele. No entanto, por ser algo relativamente novo, apenas os aparelhos considerados “top de linha” possuirão o recurso.

Nos celulares Samsung, estão disponíveis a partir dos modelos S20. Nos da Apple, a partir do iPhone 11. Motorola e Huawei tem o recurso apenas nos últimos lançamentos. A Xiaomi ainda não disponibilizou no Brasil aparelhos com a tecnologia.

Em contrapartida, não basta só comprar o aparelho. Afinal, a companhia telefônica também precisa trabalhar com a inovação.

Clientes Vivo Empresas, por exemplo, desde julho de 2021, podem contratar diretamente seus planos móveis com o eSIM, sem necessidade de adquirir o Sim Card para, depois, fazer a migração.

Para fazer a migração da forma correta, entre em contato com seu consultor Gold e saiba mais!







Entre em contato conosco

Contato

Gold Empresas - Parceiro Vivo Empresas
LTL TELEFONIA E COMUNICAÇÕES LTDA

x

Podemos te ajudar?

Qualquer dúvida estamos à disposição