Coworking

Coworking é o nome dado a escritórios compartilhados por diferentes empresas e profissionais. Tal ambiente é totalmente preparado para receber as companhias, com a tecnologia adequada para viabilizar as atividades do dia a dia. Ou seja, ao contratar esse tipo de serviço, cada indivíduo tem direito a usufruir da infraestrutura do local, incluindo serviço de internet, mobiliário, climatização, esquema de segurança, salas de reunião, auditórios etc...

Mas como ele surgiu?

De acordo com o portal Coworking Brasil, o primeiro ambiente com tal configuração foi criado em 2005, em São Francisco (EUA). No entanto, o conceito “open space” (espaços abertos, em português) já existia desde o início do século XX. Diferentes arquitetos, como Frank Lloyd Wright, defendiam a construção de escritórios mais integrados e flexíveis, capazes de acomodar diversas pessoas.

O primeiro edifício com tais características foi planejado justamente por Wright, no início do século XX. Chama-se Larkin Administration Building e fica em Bufalo, EUA. A construção já não existe mais, porém é conhecida como a precursora dos coworkings.

Outro ambiente marcante nesse contexto é o edifício da Google, inaugurado em 1999, nos Estados Unidos. O local ficou conhecido pela ausência de divisórias, com trabalhadores de diferentes cargos atuando no mesmo espaço. Essas e outras edificações do gênero abriram espaço para o formato que temos hoje.

E quais as vantagens desse ambiente?

Muita gente acredita que a opção é utilizada apenas por startups ou negócios ligados à inovação. No entanto, cada vez mais, companhias de todos os portes e segmentos têm aderido ao modelo por três motivos em especial: flexibilidade, custos e alta tecnologia agregada. Em geral, a grande vantagem é o fato de todas as companhias poderem operar sem se preocupar com questões ligadas à infraestrutura, à administração e à manutenção delas.

Em resumo o ambiente tem vantagens como:

- ajuda a reduzir burocracias e custos com diferentes despesas, tanto relacionadas à infraestrutura quanto à área administrativa;

- garante um endereço comercial e, em muitos casos, um sistema de atendimento telefônico;

- permite que reuniões sejam realizadas em espaços adequados (muitos possuem, inclusive, auditórios para a realização de workshops);

- promovem contato com recursos tecnológicos de última geração, sem exigir muito investimento por parte das empresas;

- colocam diversos profissionais em contato, estimulando o networking e, consequentemente, a geração de novos negócios;

- costuma ser um ambiente criativo.

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