Ciberataques

Com o crescimento do comércio eletrônico nos últimos anos, a questão da segurança digital se torna cada vez mais importante. Desde a invasão de bases de dados de clientes até a paralisação completa dos serviços, os ataques estão evoluindo em complexidade e intensidade e isso exige medidas de proteção.

Além disso, quem sofre com os ciberataques pode ter a reputação da marca prejudicada ou ainda ter que arcar com indenizações, devido à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Como consequência, a empresa que já teve o impacto do ataque também terá prejuízos financeiros.

Por isso, o melhor caminho é focar na prevenção de ataques. Ou seja, é preciso planejar e investir em segurança digital desde o início, com soluções específicas para a estrutura do negócio. Como exemplo, as empresas que passaram a ter força de trabalho remota precisam de medidas de proteção nesse acesso à distância, sendo uma das mais utilizadas a VPN.

A importância de proteger seu e-commerce

Desde antes da onda de transformação digital, o comércio eletrônico já era um dos principais alvos de ciberataques, mas recentemente esse cenário se intensificou.

De acordo com o Mapa da Fraude 2021, entre 2020 e 2021, houve aumento de 58% no valor dos pedidos e de 20% no volume de compras no e-commerce brasileiro. Porém, em simultâneo, enquanto o setor expandiu, a quantidade de tentativas de fraude acompanhou a movimentação, com um crescimento de mais de 74%.

Um dos fatores que contribui para essa ascensão das ameaças digitais no Brasil, é que há uma cultura de proteção somente após um ataque ou uma invasão de sistemas. Isso é comum especialmente entre pequenas e médias empresas que optam por focar investimentos no crescimento do negócio em detrimento às medidas de segurança.

No entanto, a prevenção é essencial em um cenário de alta incidência de ameaças, mesmo porque nenhuma companhia está à salvo de ser alvo de hackers.

Como posso proteger minha empresa?

Tudo se inicia com a segurança da conectividade, uma vez que um Wi-Fi aberto ou com senhas fracas pode ser uma porta de entrada para hackers.

Como exemplo, o Vivo Wi-Fi Seguro auxilia na proteção das redes privadas ou públicas do negócio. Em paralelo, o Vivo Filtro Web ajuda a garantir uma experiência segura para funcionários no uso da internet, de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo.

Existem também as soluções especializadas para determinados tipos de ameaça, como o Vivo Proteção DDoS. Este serviço foca no monitoramento de tráfego de links IP Internet para detecção de ataques de negação de serviços.

Outra grande aliada da segurança é a nuvem, se utilizada da forma correta. Os ambientes virtuais em cloud permitem a limitação de acessos por credenciais, bem como facilitam o uso de softwares originais sem a necessidade de aquisição de licenças.

Até no caso de ameaças DDoS, a cloud apresenta vantagens em relação ao hardware local. Isso porque servidores baseados em nuvem tem maior largura de banda, recursos e especialistas que conseguem inviabilizar o ataque rapidamente, antes que atinja o sistema da empresa.

Por fim, manter backups, antivírus e firewalls atualizados é necessário, bem como contar com dispositivos modernos. Nesse sentido, os empreendedores podem optar pela locação de equipamentos, que tem melhor custo-benefício do que a compra de novos aparelhos.

Vale ainda lembrar que, assim como as medidas de segurança estão em constante desenvolvimento, as ameaças evoluem rapidamente. Portanto, é primordial estar atento às tendências de cibersegurança e ameaças, missão na qual as soluções de Big Data podem ajudar.

Ficou interessado em proteção? Entre em contato com nossos consultores para saber mais!







Entre em contato conosco

Contato

Gold Empresas - Parceiro Vivo Empresas
LTL TELEFONIA E COMUNICAÇÕES LTDA

x

Podemos te ajudar?

Qualquer dúvida estamos à disposição