Como tirar uma startup do papel?

Informação

Informar-se é uma atividade que exige dedicação na vida de um negócio. Mas quando se trata do momento construir um novo empreendimento é vital.

Matéria originalmente publicada Por Fernanda Nobre, para o Blog Vivo Meu Negócio

Marketing

Se as pessoas não souberem do seu negócio, ele simplesmente não existirá. Felizmente, hoje comunicar não demanda um grande investimento a princípio. Mas comunicação demanda qualidade, e muita. Acima de tudo, é a sua vitrine. Por isso, seja cuidadoso e estratégico.
Existem também formas menos óbvias de comunicar seu negócio e networking é uma delas. Tenha claro quem são as pessoas que precisam saber sobre a sua startup, mas mantenha-se ligado e aberto. Afinal, inovação não vem de lugar comum.

360 graus

A análise de concorrência, ou benchmark, é muito importante para qualquer negócio, mas para as startups traz elementos especiais. Por ser um segmento muito fértil em inovação, por mais que os serviços e produtos sejam similares, sempre haverá diferenças importantes, como um modelo de negócio, distribuição ou coleta de dados, por exemplo. Portanto, pesquisa de concorrência é fonte rica de informação de mercado.

Equipe é fundamental

Seu time precisa oferecer as habilidades necessárias, não se encaixar em um orçamento. Claro, o orçamento dá as cartas, sabemos bem. Entretanto o recado é: procure por pessoas, não números. Pode demorar mais, mas é o único caminho para montar uma startup de sucesso.

Planos

O plano de negócios é fundamental para tirar a sua ideia do papel. Mas é tão importante quanto saber que ele não é estático. Assim, ele precisa ser revisitado, refletido, ajustado de tempos em tempos. Se não, ele pode até acabar limitando sua criatividade e expansão.

A escalabilidade é chave para uma startup. Portanto pense além do seu contexto, enxergue em diferentes realidades e culturas, de acordo com o seu serviço ou produto.

Além dos cálculos básicos de um negócio, uma startup precisa antecipar custos e despesas possíveis em diversas áreas, como ajustes de sistema ou uma nova pesquisa de mercado, por exemplo.

Ideia

A ideia é o coração de uma startup. Mas, não basta ter uma ideia genial. É preciso validá-la. Como? Respondendo (com base em dados) as perguntas chaves: Minha ideia é original? O problema que ela se propõe resolver é real? As pessoas estão dispostas a consumi-la? Questione exaustivamente. Além disso, esteja aberto para adaptações. Afinal, lembre-se que flexibilidade é característica importante de uma startup.

Mas são necessárias ainda outras respostas para validar uma ideia. É preciso saber (e mostrar) porque a ideia é diferente, porque ela é única e inovadora e porque o método para oferecer o serviço/ produto é o melhor. Para isso, teste. E faça isso o quanto antes e o maior número de vezes, em variados cenários. Protótipos podem e devem ser executados à exaustão. E eles não precisam ter custo alto e nem uma super qualidade de materiais. São chamados quick prototypes. O Google Glass, por exemplo teve múltiplos destes protótipos, rápidos e baratos. Testar proporciona insights relevantes sobre o produto, público, clientes e mercado.

Veja os principais pontos que diferem uma startup de um negócio convencional

Toda startup é uma empresa. Mas nem toda empresa é uma startup. Startups são caracterizadas por seu alto valor tecnológico, inovação, flexibilidade, escalabilidade e de desenvolvimento rápido. Assim, tirar uma startup do papel exige pontos de atenção diferenciados ou adicionais aos de um negócio convencional.

Estes são alguns dos tópicos que merecem atenção diferenciada na hora de tirar a ideia da sua startup do papel.







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